Informações iniciais antes de aplicar fitas de led em roupas ou objetos.

Em 2014 aprendi bastante sobre fitas de led, pois precisava concluir um trabalho para a Cia. Arte Performática. Acabei gostando bastante da coisa, e hoje desenvolvo grandes fantasias ambulantes. Se você esta começando a ter vontade de utilizar fitas de led por ai, este artigo te dará algumas informações importantes e que fazem toda a diferença na construção e utilização de uma roupa de led. Meu foco aqui, será aplicação de fitas led em roupas, utilizando baterias. Porém todas as informações são válidas também para outras finalidades, como aplicação em sancas e em móveis. Tratarei dos modelos SMD 3528, 5050 e 2812. Lembrando que não sou formada em elétrica, mas trabalho profissionalmente desde 2014 com estas criações, e as aplico diretamente em festas e eventos.

É muito válido, que antes de você começar a tentar compreender, dê uma olhada no significado das unidades: Watts, Volts, Ampere, Ampere/hora

Inicialmente vamos conhecer os modelos de fita mais utilizados, e algumas características particulares de cada uma. Mas antes duas observações:

RGB significa: RED, GREEN, BLUE – Vermelho, Verde e Azul. Então uma fita que tem esta sigla RGB significa que ela não só acende nestas 3 cores, como também se mescla entre elas. Parece óbvio, e realmente o é, mas muitos não se atentam para este detalhe.

SMD do inglês surface mounted diode significa dispositivos montados em superfície.

>>>Fita 3528 RGB- 12 volts. Esta é uma fita de led clássica. O primeiro RGB que eu conheci e comecei a trabalhar. Cada led acende de uma cor só. Ou seja, o vermelho só acende vermelho, e assim por diante. Então se você acender uma cor só, em uma sequencia de 3, logo a diante 2 leds ficarão apagados. E se você pedir no controle remoto a opção WHITE (branco), ele te entregará todas as cores acesas juntas. Vai ficar assim:

Led 3528 RGB, em opção WHITE- Todas as cores acesas, porém cada led acende uma cor apenas. Realizando a sequencia Red > Green > Blue.
Led 3528 RGB aceso apenas no azul. Note, que o led Green e o led Red encontram-se apagados. Ocasionando um maior espaçamento entre as luzes. O mesmo acontece se acender em apenas Red ou apenas Green. Nesta fita você poderá cortá-la a cada 9 leds.
Led 3528 cor azul. Nesta foto você vê o mesmo modelo de fita, porém de uma cor só. Este modelo de fita não é RGB. Apenas acenderá a mesma cor em todos os leds. Este modelo não precisa de controladora e nem controle remoto. Nesta fita, você poderá cortá- la a cada 3 leds.

Então, se você não faz questão da fita ser RGB, e gostaria de um menor espaçamento entre os leds, este modelo será ideal.

Você encontra esta fita em RGB, e em uma cor só. Existe ela também com uma película emborrachada por fora, chamam de : A prova dágua. Só que não. Não confie nisso. A não ser que a fita esteja dentro de uma mangueira celada, ela não será a prova dágua. Porém, esta película protege bem mais do que sem. Os preços são bem atrativos, e as fitas de uma cor só são ainda mais baratas.

Apesar desta fita ter o espaço para as soldas muito pequenininho, pois ela possui apenas 8mm de largura, este desagradável detalhe é compensado pela vantagem dela ser mais econômica, pois você pode aumentar a durabilidade da bateria, controlando a quantidade de leds acesos. Outra vantagem legal, é que por ela acender um led de cada vez, utilizando a programação do controle remoto, e mudando as fitas de lado e posição, você consegue criar alguns efeitos que lembram os efeitos das fitas endereçáveis. Falarei mais a diante sobre elas.

Nesta foto temos dois modelos de fita led, a RGB 5050 e a RGB 3528. Percebe-se o efeito da fita RGB 3528 formando efeito de seta para baixo. Acesa apenas no azul.

Potencia média da fita de led 3528 RGB:

W /roloW /metroA /roloA /metro
Fita LED SMD 3528 com 300 LEDs por rolo (60 LEDs /m)24W4,8W2A0,4A
Fita LED SMD 3528 com 600 LEDs por rolo (120 LEDs /m)48W9,6W4A0,8A

>>>Fita de led 5050 RGB: 12 volts. Esta fita de led é um modelo que eu amo muito, pois ela possui bem mais luminosidade. Mas lembre que quanto mais luminosidade, mais miliamperes você precisa ter em sua bateria. Ou seja, quanto mais led em sua roupa, mais potência com baterias você precisa. Este modelo é recortável a cada 3 leds.

Fita led RGB 5050.

Cada chip led nesta fita possui RGB, ou seja, as cores podem ser primárias (vermelho, azul e verde) ou mescladas. Neste comando abaixo, ela se mescla e forma o neon.

Você também encontra esta fita em uma cor só, e em branco também. E caso opte pelo WHITE no controle, ficará “branco”. Coloco branco entre aspas, pois é difícil que uma fita RGB faça um branco que fique totalmente branco por muito tempo. Afinal de contas, assim que você começar a utilizar a bateria, a potência irá cair, o que fará quase que imediatamente o branco ficar amarelado. Se for trabalhar com a cor branca, compre uma fita de leds brancos.

Modelo led 5050 cor branca.

O modelo 5050 em uma cor só é bem interessante também, pois dispensa o uso da caixa controladora e do controle remoto. E isso em alguns casos, principalmente para iniciantes pode ajudar muito a começar. Por isso, avalie bem o objetivo em seu projeto. Assim poderá saber exatamente quais são as suas necessidades e poupar dinheiro na compra do material e bateria.

Figurino para Cia Arte Performática feito por Anna Capllonch. Leds RGB 5050 acesos em tonalidades verdes.

Figurino para Cia Arte Performática feito por Anna Capllonch. Leds RGB 5050 acesos em programação.

Soldar esta fita modelo 5050 é relativamente mais fácil, pois ela disponibiliza 2mm a mais em comprimento que a fita 3528. É importante falar sobre as soldas, posso me aprofundar mais a diante, mas por enquanto gostaria de dizer que uma boa qualidade de estanho é essencial. A marca BEST, é a melhor de todas, e é cara. Mas eu só uso ela. Outro detalhe importante ao realizar as soldas é: Tenha muito cuidado e certeza que uma solda não encoste na outra. Entre cores, se ocorrer uma solda encostando na outra, digamos que seria sorte, pois apenas manchará sua cor. Agora se por acaso a solda dos 12v encostar em alguma cor, ao acender, seu projeto apagará na hora, queimando a caixa controladora. Então tenha muita atenção, e faça soldas limpas e firmes com estanho de alta qualidade. Também falarei mais a diante sobre as controladoras referentes a cada fita.

Posso desenvolver sua ideia. Crio a fantasia e ainda aplico os leds. contato@arteperformatica.com.br
Será um prazer poder atendê-lo.

Potência média da fita de led modelo 5050:

W /roloW /metroA /roloA /metro
Fita LED SMD 5050 com 150 LEDs por rolo (30 LEDs /m)36W7,2W3A0,6A
Fita LED SMD 5050 com 300 LEDs por rolo (60 LEDs /m)72W14,4W6A1,2A

>>>E agora minha mais nova paixão, a fita de led modelo 2812. A queridinha endereçável e complicadinha de 5 volts rs.

Fita led 2812 endereçável, conduzida. Disponível em fundo preto. Recorte de leds: um a um.

Este modelo de fita de led era o meu sonho em 2014. Hoje eu trabalho com ela, e isso é tão legal…! Mas vamos ao que interessa. Esta fita é complicada para iniciantes, e trabalhando com ela eu sou uma iniciante. Mas para quem nunca montou um circuito com led, não recomendo começar por este modelo.

Fita led endereçável 2812, acesa em modo programação.

Nesta fita a programação só funciona em exatos 5 volts. Ela pode até acender de forma errada em 6v ou 7v. Mas não vai rodar a programação. Ela também precisa de uma caixa controladora e um controle remoto (wi-fi). As controladoras recomendadas para este modelo possuem programações interessantes onde você pode usar sua criatividade nos cortes das fitas criando efeitos inéditos.

Acredito que estas fitas de led foram adaptadas a controladoras que já possuem alguma programação, para facilitar o uso. Pois inicialmente elas eram utilizadas apenas com ARDUINO. Onde você pode configurar via computador, a programação desejada .(este é o meu sonho de 2019 rs..) Aliás o Arduino em sí, é sonho de muitos.. ele é bom mesmo.

Arduíno e cabo USB.

Mas se você quer trabalhar com este modelo, não achará uma bateria de 5 volts. Pode tentar montar um pack de baterias, mas terá menos ou mais volts.

Se baterias de 5v existem, elas provavelmente já possuem circuitos que a adaptam a isso. E provavelmente será mais cara. Então minha solução foi utilizar um STEP-DOWN (regulador de tensão). Escolhi este circuito porque possuo muitas baterias de 12V. Então eu adaptei as baterias de 12V ao step down para ligar os leds de 5V. O mesmo você pode fazer com um STEP UP, aumentando a voltagem de uma bateria de 5V para 12V.

Step Down- Regulador de tensão.

Não existe uma marca de step down que seja assim garantida. Os circuitos são montados e são vendidos aleatoriamente. Então eu escolhi um circuito de step down que custou R$7 cada um (este acima). Comprei 4 deles para utilizar em 4 mt de fita led 2812. Comprei 4, porque este circuito que escolhi atende apenas 20W por metro. Potencias acima, eu teria que usar um dissipador de calor. Dispensei o dissipador, e utilizei apenas um metro da fita para cada step down.

Assim ficou meu projeto. O led endereçável 2812 se encontra na cabeça, no pescoço e no meio da roupa. Esta roupa foi feita com os modelo: 3528, 5050 (12v) e 2812 (5v).

Você poderá conferir a roupa funcionando aqui, nestes dois vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=VGjyhWIpyJA e
https://www.youtube.com/watch?v=KR_Uu_r5bc4

60 leds da fita 2812, são exatos 1 metro. E consomem 20W extamente. Então, a
potência da fita de led 2812 endereçável é:

W /roloW /metroA /roloA /metro

Fita LED SMD 2812 com 300 LEDs por rolo (60 LEDs /m)100W20W6A1,2A

>>> Controladoras e outros acessórios:


Controladora e controle remoto para fita led 3528 RGB e 5050 RGB.

É importante lembrar a amperagem de cada controladora. Esta acima, para fitas 3528 Rgb e 5050 Rgb, suporta apenas 6A. O equivalente a 5 Mt de fita led. Para conectar mais de duas fitas led na mesma controladora, você precisará de um amplificador de sinal. Mas há que ter atenção para a fita não perder a potência em todo seu comprimento.

Amplificador de sinal.
Mini controladora para fita led 3528 RGB e 5050 RGB. Sem utilização de controle remoto. Programável manualmente.
Controladora e controle remoto para fitas led endereçáveis 2812

Obrigada a todos! Isso é tudo por hoje, mas se você tem dúvidas, talvez eu possa ajudar. Deixe um comentário abaixo. Responderei assim que possível. Até a próxima!!

Anna Pérez-Gomar Capllonch

Criação de Figurinos e Roupas de Led

Para vestir o personagem, primeiro é preciso conhecer o seu perfil, sua função, idade e estilo de vida, assim como a performance do ator que vai interpretá-lo. Muitas vezes, o figurino vai se modificando. Recebe alterações, colocam-se ou retiram-se determinados elementos que o identifiquem, pois a sua aparência é a sua identidade visual.

Desenvolvo figurinos exclusivos ricos em detalhes, ou em alguns casos, como pequenos detalhes não são vistos, os acabamentos não precisam estar perfeitos, pode-se aproveitar para usar tecidos mais baratos, mas sempre estar atenta ao orçamento, que muitas vezes é pequeno e requer o uso do improviso e da adaptação. Normalmente solicito ao cliente, fotos para inspiração. E então através das fotos e da pesquisa sobre o personagem, começo a adaptar os materiais que utilizarei. Gosto de dar novas utilidades aos objetos, e também customizar peças já criadas.

Neste caso acima, um aniversário de 15 anos, onde a mãe da debutante me solicitava uma borboleta para a temática Jardim encantado. Conforme solicitado, ela me passou algumas fotos que possuíam a palheta de cores que ela desejava, assim como alguns elementos que me inspiraram para criar o personagem. A aplicação de luz led na roupa, deu um ar ainda mais exclusivo, e foi um presente meu para elas.

Nesta próxima festa, um aniversário de 90 anos, onde a cliente desejava um grupo de animadores espacializados em dança de salão. Sua exigência eram figurinos inspirados totalmente no bolo da festa, tema cassino.

Estes figurinos foram feitos exclusivamente para este evento, e foram pintados a mão com tinta acrílica em um pequeno espaço de tempo.

Me divirto muito durante o processo de criação de cada personagem. Com a Noiva Cadáver também foi assim. Gosto da realidade misturada com a ficção. Então sempre meus figurinos terão alguma pintura cênica para dar um ar mais realístico. No processo, utilizei uma base de um vestido real de noiva. Obviamente ele não precisava estar em tão boas condições, já que eu iria desconstruir ele completamente. Precisei sujar bastante ele com café, e isso me fez vestir a roupa e me jogar no chão em cima de uma grande quantidade de café… rs

Não sou figurinista, porém me viro bem na criação de fantasias. Afinal já são muuuitos anos nisso.

Até breve! Anna capllonch